Boneca Blythe

terça-feira, 14 de abril de 2009

Projeto brincando e vestindo a história


1. TÍTULO DO PROJETO: BRINCANDO E VESTINDO A HISTÓRIA

2. TEMÁTICA: História da Moda.

3. APRESENTAÇÃO

Este projeto é uma experiência de educação não formal que consiste no estudo das fases da moda, da pré-história até os tempos atuais e seus possíveis diálogos com o acervo do Museu do traje e do têxtil, culminará com a exposição de desenhos e criações tridimensionais, elaborados pelos alunos envolvidos no processo, intitulada “Um olhar infantil sobre a moda do passado”.

4. PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino fundamental II, 5a a 8a série da rede pública e privada de ensino.

5. OBJETIVOS
- Promover a aproximação das crianças com a história das vestimentas das diferentes cultura e períodos;


- ampliar o conhecimento global dos alunos;


- incentivar o desenho e a capacidade de criação;


- estimular a pesquisa de temas históricos;


- formar público para museus.

6. METODOLOGIA

As oficinas acontecerão nas terças feiras do mês de abril de 2009 com duas sessões diárias, de 10h às 11:30min e de 14h às 15:30min. Cada grupo será formado por 25 alunos. As oficinas serão desenvolvidas em três momentos:

1º momento: CONTEXTUALIZAR - sensibilização para o tema história da moda. Tempo de duração: 20 min.

2º momento: VER – visita ao Museu do Traje e do Têxtil, ala Séc. XIX e XX.
Tempo de duração: 20 min.

3º momento: FAZER – oficina de criação e recriação.
Tempo de duração: máximo 50 min.


7-RESULTADOS ESPERADOS

Nesse projeto, espera-se atender um número total de 16 escolas e/ou instituições diferentes, de modo que a previsão de público atendido é de 400 alunos. A fim de facilitar o desdobramento dessa experiência, todos os momentos serão registrados por meio de fotografias e depoimentos dos envolvidos. O processo culminará numa exposição intitulada “Um olhar infantil sobre a moda do passado”. As perspectivas são ainda de aproveitamento do material produzido durante as experiências para fins didáticos, seja inserido às exposições de longa duração, seja na produção de material impresso para o público infantil.

8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

POMPOSELLI, Helen. Keka ta na moda. 1ª edição: Rio de Janeiro: Editora ROCCO, 2007. Ilustrações de Roberta Lewis. (Gente Pequena).

CANTON, Kátia & SCHILLER, Luciana. Moda, uma história para crianças. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Áries, Philippe. História Social da Criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

SITE BASE: http://www.costumes.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário