Boneca Blythe

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A metodologia triangular conduz a oficina brincando e vestindo a história.




Metodologia ou Proposta Triangular, sistematizada pela arte-educadora Ana Mae Barbosa na década de 1980, e que envolve, como o próprio nome sugere, o trabalho em três vertentes mentais e sensoriais distintas: o fazer artístico, a leitura da obra de arte e a contextualização da arte (Barbosa, 1998, p.33). Em finais dos anos 1990, quando da redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Arte (Brasil, 1997), a Metodologia Triangular se converteu em, nada mais, nada menos, do que o fundamento oficialmente proposto pela Secretaria de Educação Fundamental do MEC para orientar o ensino artístico no Brasil. Como observou recentemente Ana Amélia Tavares Bastos Barbosa (2005, p.143), o primeiro dos tripés acima referido, o fazer artístico, tem estreitamente se identificado, na prática dos arteeducadores que professam a Metodologia Triangular, com aquilo que se convencionou chamar releitura: o aprendiz criança toma como estímulo para a sua criação artística não um qualquer objeto natural ou imaginário, mas sim uma obra de arte por direito próprio (uma pintura, um desenho, uma escultura, ...), que não é encarada como um modelo a ser fielmente copiado mas, essencialmente, como um “suporte interpretativo” para a produção de trabalhos autônomos (Barbosa, 1991, p.107).

3 comentários:

  1. olá , eu sou de salvador faço faculdade de arquitetura,mas estou trancando para fazer o curso de moda que é a minha verdadeira paixão!Gosto muito dos seus blogs e gostaria que visitasse o meu que é novo. desde já agradeço.http://seachaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. olá ramon, boa sorte na sua nova escolha , porém arquitetura tb é uma boa .

    ResponderExcluir
  3. oi ramon , me passa seu contato , precisamos conversar , gostei do seu blog , não sei onde posso registrar meu comentário.

    ResponderExcluir