Boneca Blythe

domingo, 12 de abril de 2009

Compreendendo a Moda

A Moda pode ser definida como a tendência do consumo num dado período. Pode-se dizer que a moda começou a tomar forma quando os homens passaram a se cobrir com peles de animais. Primeiramente, as roupas foram usadas para se proteger do clima, mas logo se transformaram em sinônimo de status e poder.
Unir a escolha de uma peça de roupa no armário com um ideal, um estilo de vida, uma visão ou escolha política, acompanhando o momento social, político e sociológico do mundo é o papel na história da moda. É possível reconhecer a moda no estilo de um punk, um skatista, uma patricinha ou numa estrela de TV. A moda é, sobretudo, um modo de se expressar.
Uma mistura de estilos, sob influencia da época, local e sociedade, forma a moda. Rapidamente mutável, acompanhando: tempo, roupas, cabelo, maquiagem e comportamento, a moda é uma influência passageira que transmite o reflexo do mundo atual.
A criação da moda cabe aos estilistas e figurinistas. Para tanto, esses profissionais utilizam-se dos elementos: silhueta, caimento, textura, harmonia e cor. Entre esses elementos, é importante destacar a cor. Ela vem, através dos tempos, uma relevância além de um gosto ou harmonia. As cores, na época bizantina, por exemplo, significavam poder, sendo o roxo de uso exclusivo da nobreza. O azul, pelo contrário, era a cor da plebe e era conseguida da uréia da urina dos tintureiros (que consumiam muita bebida alcoólica).
A moda é, portanto, um fenômeno sociocultural que move uma economia global, que cresce a cada ano, e expressa valores da sociedade, bem como hábitos e costumes de uma determinada época. Os eventos como desfiles de moda, mostras e exposições – e os profissionais – modelos, estilistas, designers e figurinistas – mostram ao planeta o quão glamuroso, luxuoso, elegante, sofisticado e rico o mundo fashion pode ser.
e muito mais sobre moda...

Um comentário:

  1. MUITO LEGAL AFINAL A MODA É UMA LINGUAGEM É UMA OUTRA FORMA DOS NICHOS SOCIAIS SE EXPRESSAREM.
    PARABÉNS!
    VENHA CONHECER MEU BLOG.

    WWW.PATATITRALALA.BLOGSPOT.COM


    ABRAÇOS

    ResponderExcluir