
Há quanto tempo existe o sapato? Quantos são os tipos? Como é fabricado um sapato? Qual o modelo ideal para cada ocasião? O que é um tamanco? Uma sandália? Um scarpin? Ficou curioso(a)? Essas e outras respostas, o público soteropolitano vai poder conferir na “Exposição Sapato & Arte - A História do Sapato no Século XX”. A exposição, que será realizada na Praça Central, Piso L1, entre os dias 29 de abril e 17 de maio, irá trazer para Salvador, mais de 100 modelos representativos de diversas partes do mundo, expostos cronologicamente a partir de 1900. Para contar um pouco da história desse acessório fundamental no guarda roupas, a exposição irá narrar a história do sapato ao longo dos tempos. Serão 28 expositores e displays com a narrativa dos acontecimentos de cada época, no Brasil e no mundo. Entre os destaques da exposição, estão os sapatos que foram utilizados por personalidades como a cantora Cher, as sapatilhas dos bailarinos Mikhail Barishnikov e Greet Vinckier, e os tênis do tenista Bjorn Borg. Também serão exibidos calçados folclóricos do Alaska, Holanda, Índia e Marrocos, além de modelos criados por designers mundialmente famosos, como Fernando Pires, Charles Dune, Charles Jourdan, Chanel, Christian Dior, Alfredo Socco, Salvador Bataglia e Santiago Gaitan, entre outros. Além disso, quem for conferir de perto a mostra e viajar no tempo conhecendo a história do sapato, vai ficar por dentro também de curiosidades, aprender sobre o processo de fabricação, e descobrir letras de músicas relacionadas ao calçado.








Em comemoração ao ano da França no Brasil , uma parte do acervo do Museu do Traje e do Têxtil , composta por vestuário e acessórios franceses, resolve dá um passeio pelo Shopping Barra e fica por lá até o dia 26 de Abril , quando vc pode dar uma conferida na importância deste acervo para nosso Estado .As 30 peças do acervo do Museu do Traje e do Têxtil, mantidas pela Fundação Instituto Feminino da Bahia, estarão expostas no shopping, revelando um pouco da estética vestimentar e do modo de vida que dominou entre as soteropolitanas nos séculos XIX e XX. Além de 15 vestidos, a exposição contará também com acessórios e mostrará a influência da França na moda brasileira desde o século XIX.

















Os alunos da 6a série do Colégio Estadual Úrsula Catharino , viveram momentos significativos ao dialogarem suas vivências com o acervo diversificado do Museu Henriqueta Martins Catharino , as experiências visuais começam nos jardins , ambientes internos , pinturas retratos , porcelanas , peças de vestuário , acessórios , etc. Tudo enfim passa a ser motivo de inspiração para as reinterpretações .









A Moda pode ser definida como a