Boneca Blythe

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maio mês dos Museus

Museu do Traje e do Têxtil
O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) convida instituições museológicas de todo o país a participarem da programação da Semana Nacional de Museus 2009, que será promovida de 17 a 23 de maio, com o tema Museus e Turismo. Maio é o mês dedicado aos museus. Comemorado em diversas cidades, são diversos os eventos produzidos em todo Brasil. Atualmente, muitas questões referentes à preservação do patrimônio público têm sido levantadas. Os museus têm papel essencial no que diz respeito a essa conservação, já que atuam diretamente com o público. Talvez o objetivo essencial desses locais sejam produzir no ouvinte uma visão mais ampliada de história e um contato maior com o passado. Isso se contrapõe à visão recorrente do presente como fixo e imutável.
A palavra vem do latim "museum", que por sua vez é derivado da Língua grega antiga "mouseion".
Na sua origem, um museu era um templo das
musas, deusas da memória, filhas dela com Zeus. Mnemosine, a musa da memória, é filha de Gaia com Urano. Mais tarde, na época da Dinastia ptolemaica, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir em Alexandria um edifício a que chamou "Museu".
Para você que é fashionista - ou simplesmente apaixonado pelo mundo da moda - é um bom lugar para procurar referências e se manter informado, fica aí a dica. Fundação Instituto Feminino , onde funciona o museu do Traje, Têxtil e da Moda , rua Monsenhor Flaviano , Politeama .
O Instituto Feminino da Bahia é uma entidade pioneira na preservação da memória feminina, bem como em sua formação e educação. Fundada por Henriqueta Martins Catharino, em 1923, é hoje uma instituição que abriga dois museus e um riquíssimo acervo de peças históricas.
Vamos ficar de olho na programação dos museus em Salvador .

Nenhum comentário:

Postar um comentário